2.17.2010

Qual é a tua obra?

traz a reflexão sobre gestão, liderança e ética em suas diversas esferas. Desde a busca de sentido no trabalho que realizamos; a idéia de trabalho como algo que nos faz bem e nos satisfaça; o reconhecimento necessário; a humildade para aprender que nunca sabemos o suficiente sobre qualquer coisa; o lado bom de perceber que não sabemos tudo; a importância da educação continuada para o crescimento da empresa e do profissional; o equilíbrio entre satisfazer as necessidades e desenvolver um trabalho que se goste; a importância de gostar do que se faz mesmo que isso não tenha sido idealizado; a diferença entre cansaço e estresse; medos e inseguranças; dicas como lidar com as mudanças; flexibilidade e rigidez na tomada de decisão; a realidade do trabalho hoje; a correria; as cobranças; e as necessidades (essenciais e fundamentais) de cada um.
Mesmo em forma de indagação, Cortella nos dá a dica de qual a resposta certa para a pergunta: “a sua obra é muito mais ampla do que qualquer que seja a atividade que você realiza”. Assim, a sua obra, a minha obra e a de tantos outros constitui nada menos do que aquilo que almejamos deixar como marca, registro e resultado. Então, se você, além de tentar entender os tópicos apresentados, desejar ir a fundo e torná-los aplicáveis no seu dia a dia, vale a pena buscar o livro e dedicar as três horas de leitura que ele exige.

O ser humano, dentre outras peculiaridades, busca incessantemente se satisfazer. Essa busca varia de acordo com o período vivido pelo sujeito. Na infância, por exemplo, nossas necessidades e realizações são diferentes da adolescência, que serão ainda mais distintas da fase adulta e da velhice. Por isso, em cada nova etapa enfrentamos algumas dificuldades em conquistá-la e até mesmo saber o que poderá nos levar até ela. Essa dificuldade acontece também em relação com a busca da realização profissional.
Nesse terreno, o caminho é ainda mais tortuoso. Isso porque independe apenas de você e das tuas experiências. A partir do momento em que o sujeito entra no mercado de trabalho, precisa dançar conforme a música sem esquecer, claro, seus princípios éticos, valores, necessidades e objetivos. Tratar desse tema requer, então, conhecimento de causa e, por isso, nesta semana, o Guia do Leitor apresenta “Qual é a tua obra”, de Mario Sergio Cortella.
O livro além de apresentar dicas e performances empresariais na relação empresa/empregado suscita a inquietação daquilo que fazemos, produzimos, queremos fazer e do que desejamos como resultado.
Qual é a tua obra
Boa leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

O sua definição .......
Importante o bastante para que iniciemos a leitura. Um breve e ecxcelente resumo da obra que se trta no Livro.
Parabéns pelo trabalho.

WilsonDuarte de Belo Horizonte